17 dezembro 2017



Pensamentos de Natal

Pedem-me que escreva algo sobre esta quadra, sobre a qual já tanto escrevi, que agora me canso de repetir. Venho de um tempo sem pai-natal. Lá bem para trás só havia o Menino Jesus e era Ele que trazia as prendas. E nesse tempo as famílias eram grandes e estavam por perto, juntando-se na consoada. E lembravam-se os que já tinham partido e os que andavam pelas áfricas e pelos brasis deste mundo.

Hoje as famílias são mais pequenas, estão separadas, muitas vezes já desconjuntadas, com muitos jovens pelas europas, mas ainda assim, crentes, agnósticos e ateus, se juntam em nome de um sentimento sublime, que une meio mundo, desde esses dois milénios em que conhecemos o Homem.

Desde os natais da minha infância já quase tudo mudou, o pinheiro, as laranjas e as estrelas de papel de lustro, as pinhas e as sombrinhas e barrinhas de chocolates, atadas em cruz com fitinhas de seda, já lá vão! O presépio já não tem musgo e tudo o resto é prefabricado.

Mas se tudo isto é passado e se devemos abrir-nos ao progresso, ainda que se perca muito do encantamento e da arte de fazer tudo isto com amor e com saber, algo se manteve imutável através destes mais de dois milénios: a figura incomparável e apaixonante de Jesus Cristo, Homem. O único Homem de toda a História da Humanidade que se continua a celebrar e a estudar e a seguir desde há 2017 anos. O único Homem que mudou o mundo com a sua palavra e o seu gesto e o seu exemplo da mais profunda e comovente humanidade.

A sua obra, fundadora dos princípios morais e sociais que regem a maior parte da Humanidade, congrega as Famílias em torno desta quadra que celebra o seu nascimento, dando ao Natal o cunho de Festa da Família.

Feliz Natal para os académicos Transmontanos, meus conterrâneos.

Jorge Sales Golias
(Texto inédito)

1 comentário:

Odete Ferreira disse...

Estes pensamentos de natal, são, no texto, pertinente e assertivo, o pensamento da essência de natal.

Subscrevo, em toda a linha.

Parabéns, Jorge Sales Golias.

Feliz Natal, também!