22 março 2016

CHAVES: “Destino Rebelde” de Raquel Cetra

“Destino Rebelde” é o título da última obra literária apresentada na Biblioteca Municipal de Chaves, no passado dia 18 de março, da autoria de Raquel Cetra. Em representação do executivo municipal esteve o Vereador João Neves, tendo a apresentação do livro ficado a cargo de Celestino Paiva Chaves.

 
O romance desta jovem autora, de ascendência paterna em Águas Frias, tem por enredo a vida de um advogado, João Francisco, com início em Vila Verde da Raia enlaçando com a beleza alentejana.

 
A figura de João Francisco, o menino que se atreveu a sonhar, deu lugar ao homem que ambiciona a felicidade. João Francisco Teixeira, um jovem transmontano, sonhador que avança contra todos e contra todas as expetativas, apoiado num forte sentimento liberal, quis ser advogado e um aluno brilhante, correu atrás do sonho e conseguiu sê-lo. Compra ódios, multiplica paixões, subtrai amizades e divide pessoas... Cresce ao sabor da história acompanhando o país nas suas vitórias, celebrando-as e chorando as mesmas tristezas. Sempre com a força e coragem características de um povo, que é o nosso, o português... Conheceu a dureza do regime, os martírios da guerra e o ostracismo, sempre com a determinação das suas raízes flavienses. Quando tudo parecia ficar normal, eis que a vida não lhe reserva ainda o final esperado... A sua vida ganha um novo sentido... Com a mesma humildade de sempre, retorna a Vila Verde da Raia, para se despedir do seu irmão, mais novo.

 

Raquel Filipa da Silva Cetra

 

Nasceu em Fevereiro de 1997, em Évora e reside em Portel.

Estudou em Portel até ao nono ano. Primeiro no Jardim de Infância, de seguida na Escola Primária de Portel e depois na E,B. 2,3 D. João de Portel.

Escolheu Línguas e Humanidades na Escola Secundária Severim de Faria, em Évora.
Desde os seus dez anos vive com a escrita dos sonhos, poemas e histórias sobre o Alentejo, ou o Norte, de onde tem uma costela, devido à sua ascendência paterna de Águas Frias. Ou até sobre histórias de vida numa sociedade que já não deixa muito para sonhar. 

Atualmente frequenta a licenciatura de Relações Internacionais na Universidade de Évora.

Sem comentários: