07 março 2016

BARROSO DA FONTE: V Encontro Livreiro e Leitor de Trás-os-Montes

«Não participei mas vi o resumo do pequeno vídeo que apareceu na net. Um cenário curioso que poderá ter desalentado quem observou a exiguidade do espaço e do ambiente em que decorreu o V encontro sobre o livreiro e o leitor, em Vila Pouca de Aguiar, em 21 de Fevereiro de 2016. Imagino quão importante é a participação anual nesse tipo de troca de experiências.

As viagens, a pouca participação, o menosprezo pela actividade que foi tão meritória pelos tempos fora e hoje corre o risco de desaparecer sem que haja um reconhecimento público por quantos cumpriram essa forma de formar e de informar. Sendo uma profissão nobre nos primeiros temos da livro é hoje um declínio apressado para a extinção inevitável.

Em Vila Pouca ainda foi um representante da Câmara. Mas há autarcas que nunca se habituaram a ler, nem a valorizar essa nobre e dignificante actividade. As Câmaras deveriam ser as primeiras instituições a ser apoiadas porque prestam altíssimos serviços, em troca de quase nada. Mais: muitas vezes recorrem ao interior do concelho para irem negociar com centros urbanos, pagando mais e mais transtornos para engrossarem os estoques. Gostei de visionar o vídeo e como leitor e autor felicito quem teve a ideia e a tem concretizado. Bem hajam!»

 Barroso da Fonte

Sem comentários: