01 março 2015

FALECIMENTO DE AMADEU FERREIRA



A notícia que não queríamos dar: o falecimento do nosso Presidente, Amadeu Ferreira.
Hoje, 1 de março, de manhã, aos 64 anos, partiu para a eternidade Amadeu Ferreira, o Presidente da Direção da Academia de Letras de Trás-os-Montes, após a mais longa e derradeira batalha da sua vida. Sim, porque muitas outras tinha travado das quais sempre havia saído vencedor: a da língua mirandesa, das letras e cultura transmontanas, do ensino em seus diversos graus, da legalidade e justiça e de muito mais para cuja expressão, neste momento, faltam palavras.
Além de presidir à Academia de Letras, era também presidente da Associação de Língua e Cultura Mirandesas, vice-presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, membro do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Bragança e presidente da Assembleia Geral da Academia Ibérica da Máscara.
 Em 2004, recebeu do Presidente da República a comenda da Ordem do Mérito da República Portuguesa.
É o autor de uma vasta obra em Português e em Mirandês, onde assinava com os pseudónimos Fracisco Niebro, Marcus Miranda e Fonso Roixo, para além do seu nome próprio.
Amadeu Ferreira escreveu obras literárias em poesia e em prosa nas duas línguas que ele tanto amava: o Português e o Mirandês. Publicou também várias obras no domínio do Direito, de que era professor.
 Entre muitas outras, referimos, sem a pretensão de sermos exaustivos:
Poesia: Ars Vivendi / Ars Moriendi (sua obra-prima), Norteando e Cebadeiros;
Prosa: La Bouba de la Tenerie / Tempo de Fogo (versão mirandesa e portuguesa), Cuntas de Tiu Jouquin e Ditos Dezideiros / Provérbios Mirandeses.
É o autor do manifesto da língua mirandesa Lhéngua Mirandesa - Manifesto an Forma de Hino.
Direito: Homicídio Privilegiado e Direito dos Valores Mobiliários.

No domínio da tradução, destaca-se a nossa obra maior, Os Lusíadas, de Luís de Camões, para a língua mirandesa e ainda Os Quatro Evangelhos, a Mensagem de Fernando Pessoa, Astérix e obras de Horácio, Vergílio.
 Colaborador em mirandês, de diversos meios de comunicação social de âmbito regional e nacional: Jornal Nordeste, Mensageiro de Bragança, Diário de Trás-os-Montes e O Público.
No próximo dia 5 de março, quinta-feira, será lançada a grande obra da sua biografia, de Teresa Martins Marques, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, onde ele era professor. Nesse mesmo evento, será lançada a sua mais recente livra poética, Belheç / Velhice (em Mirandês e Português), sob o pseudónimo de Fracisco Niebro, a obra que não chegou a ver publicada.
A todos os amigos, em nome da Academia de Letras de Trás-os-Montes, faço o convite para participarem no lançamento destas duas obras, na próxima quinta-feira, na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Será o momento de prestarmos a nossa homenagem a Amadeu Ferreira, quatro dias volvidos sobre a sua passagem à eternidade.
António Tiza
(Vice-Presidente)

1 comentário:

Anónimo disse...

Descansa em Paz, Amadeu...!

António Afonso