16 fevereiro 2015

LUÍSA DACOSTA - Falecimento

É com enorme pesar que levo ao conhecimento dos nossos associados e amigos que faleceu hoje, 15 de fevereiro, a nossa sócia honorária Luísa Dacosta. O corpo da escritora ficará amanhã depositado no Tanatório Municipal de Matosinhos até à cerimónia da despedida, a realizar entre as 10e as 10 e trinta horas de terça-feira, 17 de fevereiro, após a qual se procederá à cremação do seu corpo.
Natural de Vila Real (1927), Luísa Dacosta completaria amanhã, 16 de fevereiro, 88 anos.
Licenciada em Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, desde muito cedo se interessou pela literatura.
O mar era o tema da sua preferência da sua poesia e das suas crónicas,  numa abordagem centrada nas mulheres dos pescadores ou das mães dos que partiam para o mar e, muitas vezes, naufragavam.
O tema da condição feminina ocupa também um lugar de destaque na sua escrita – os diários, o romance, o conto, a poesia.
No ano de 2013, a Academia de Letras de Trás-os-Montes dedicou-lhe uma singela homenagem, na sua sede em Bragança, com uma representação teatral a cargo do nosso associado António Afonso e uma dissertação de Hercília Agarez, membro da Direção, sobre a sua pessoa e a sua obra.

A Antologia Literária de Escritoras Transmontanas, que a Academia está a organizar e que, em breve, virá a lume, contempla parte da obra poética de Luísa Dacosta.

António Pinelo Tiza
15-02-2015

Sem comentários: