16 abril 2012

ALTM no Pará

O presidente da Direcção da ALTM, Ernesto Rodrigues, deslocou-se, entre 31 de Março e 10 de Abril, a Belém e Bragança do Pará, convidado pela Academia Paraense de Letras e pela Academia de Letras e Artes de Bragança, numa organização a cargo de Nazaré Paes de Carvalho, do Centro de Estudos Luso-Amazônicos da Universidade Federal do Pará. 
A deslocação foi apoiada pela Câmara Municipal de Bragança, representada na comitiva pela vereadora da Cultura, Fátima Fernandes, e pela chefe de Divisão Fátima Martins. Também convidada, mas a expensas suas, deslocou-se Teresa Martins Marques, que apresentou, em Bragança do Pará, uma comunicação sobre "A Bastarda de D. João VI".
No dia 2 de Abril, após visita ao Tribunal Regional Eleitoral, orientada pelo respectivo presidente, a Academia Paraense de Letras recebeu, em sessão especial, o presidente da ALTM, que apresentou a comunicação "Uma Academia de Duas Línguas". Simultaneamente, ofereceu um exemplar de A Terra de Duas Línguas. Antologia de Autores Transmontanos e convidou os anfitriões para um encontro em Portugal, em Junho de 2013.
Por seu lado, a Academia Paraense de Letras conferiu à ALTM a Medalha Comemorativa do Centenário de sua fundação (3 de Maio de 1900).
Já em Bragança do Pará, nos dias 3 e 4 de Abril, Ernesto Rodrigues falou sobre a história da cidade de Bragança e sobre "As origens da Casa de Bragança". 
A Imprensa do Estado acompanhou de perto a nossa presença, com notícias n'O Liberal, Diário do Pará e Amazônia.  

Sem comentários: