17 maio 2011

A. M. Pires Cabral vence o Grande Prémio de Conto "Camilo Castelo Branco"

Com grande satisfação e muitos parabéns ao Presidente da Assembleia Geral da ALTM, A. M. Pires Cabral, transcrevemos o seguinte Comunicado de Imprensa da APE - Associação Portuguesa de Escritores:

COMUNICADO DE IMPRENSA

A. M. PIRES CABRAL vence o
GRANDE PRÉMIO DE CONTO “CAMILO CASTELO BRANCO”
C. M. DE VILA NOVA DE FAMALICÃO/APE

Um júri constituído por Afonso Cruz, José António Gomes e Serafina Martins, com a coordenação de Fernando Miguel Bernardes, reunidos na Sede da APE, decidiu por unanimidade, atribuir o prémio ao livro “O Porco de Erimanto“, de A. M. Pires de Cabral (Cotovia).


O júri valorizou a arquitectura dos enredos, a capacidade de jogar com a perspectiva do narrador, a diversidade dos registos linguísticos (do erudito ao mais coloquial e até ao escatológico) e o trabalho de apuro estilístico do texto. A exploração do absurdo e o sentido de humor constituem dois outros traços marcantes de uma colectânea que se distingue pela sua unidade e equilíbrio internos e pela cultura literária evidenciada pelo Autor.”
(Fundamentação do júri)



O Prémio, instituído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão é relativo ao ano de 2010 e o seu valor é de 7.500 euros.
Anteriormente distinguidos com o galardão foram os escritores Mário de Carvalho, Teresa Veiga, Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa, Maria Judite de Carvalho, Miguel Miranda, Luísa Costa Gomes, José Jorge Letria, José Eduardo Agualusa, José Viale Moutinho, António Mega Ferreira, Teolinda Gersão, Urbano Tavares Rodrigues, Manuel Jorge Marmelo, Paulo Kellerman, Gonçalo M. Tavares, Ondjaki, Teresa Veiga, pela 2.ª vez e Afonso Cruz.

A cerimónia de entrega do prémio será oportunamente divulgada.

A Direcção



Image004

Sem comentários: